23 de agosto de 2014

Bienal de São Paulo


    Pois bem, certamente todos estão muito curiosos ou ansiosos sobre a Bienal de São Paulo, que contará com grandes autores internacionais e nacionais famosíssimos, e também com diversos encontros e palestras que serão realmente bastante legais. Claro que alguns, como eu, podem estar somente se remoendo de inveja por conta da programação incrível e tudo mais.

    Pra quem se interessar em saber, ou pros paulistas que pretendem ir à Bienal (e os sortudos de outros estados/locais que também vão. O que não inclui a minha pessoa q), eu resolvi fazer esse post especial sobre a Bienal - além, claro, de ser um dos maiores eventos literários do mundo.

(Eu realmente queria MUITO ir nessa Bienal ¬¬ )

    Claro que o maior "evento" e atração da Bienal são as palestras com os autores favoritos de cada um (como a Cassandra Clare, por exemplo), por isso darei toda e completa atenção a eles. Além do que, a participação dos autores se integra quase que completamente nos outros eventos, então, enfim. Mas são MUITOS autores realmente bons e reconhecidos (o que ao menos deveriam ser reconhecidos) e que eu acho que merecem uma divulgação especial sobre seus trabalhos. Portanto, eu irei nesse post dar uma lista de cada autor que estará presente na Bienal, e então, vocês poderão entrar em um dos dois posts pra acompanhar as novidades dos Autores Internacionais ou Autores Nacionais.

    Eles são (em ordem alfabética porque eu tenho toc, q)

- Bárbara Morais
- Bruna Vieira
- Cassandra Clare
- Diego de Lima
- Eduardo Spohr
- Harlan Coben
- Hugh Howey
- Isadora Faber
- Ken Follett
- Kiera Cass
- Laurentino Gomes
- Paula Pimenta
- Raphael Draccon
- Raphael Montes
- Sally Gardner
- Thalita Rebouças

    Além desses autores, claro, temos muitos e muitos outros, mas seria praticamente impossível falar sobre todos eles. Você pode ler os posts clicando nos nomes de cada autor (o autor que não tiver link, bem, não tem post), e inevitavelmente você estará lendo também sobre uma parte de eventos de palestras da Bienal de São Paulo. Eu "selecionei" autores que teriam uma espécie de relação com o blog, fariam palestras, lançamentos de seus livros ou simplesmente 'sessões de autógrafos'.

(Autora mundialmente famosa, admito que nunca li nenhum livro dela. Enquanto que já li 1808 e 1822 de Laurentino)

    Além das palestras, lançamentos e sessões de autógrafos, também temos eventos na Arena Cultural, no Anfiteatro, no Salão de Ideias, no Espaço Imaginário e em vários outros locais que abrigarão eventos e sessões diferentes. Como temos MUITAS coisas, eu vou selecionar os principais (e o que eu mais me interessei por, claro) e falar sobre eles pra vocês.

(NÃO ACREDITO! QUERO KEN FOLLETT NO RIO. AGORA. SOCORRO)

    Essa Bienal tem vários espaços BEM legais. No ANFITEATRO, teremos apresentações de bandas, cantores, grupos teatrais e inclusive sessões de filmes. Dentre os milhares de eventos, posso destacar o "Sarau 70 Anos de Paulo Leminski" [24/08. 20h às 20h50], em homenagem a ele, a sessão de cinema de "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" [25/08. 16h às 17h20], filme de produção nacional, "Eduardo Coutinho, 7 de Outubro" [26/08. 12h às 13h15], documentário sobre o documentarista falecido no início do ano, "Zélia Duncan, a Amazona" [27/08. 17h às 17h50], apresentação da cantora, "Emicida, o Guerreiro" [28/08. 14h às 14h50], apresentação do rapper, "Carta ao Pai" [30/08. 13h às 14h], espetáculo criado pela atriz Denise Stoklos baseado na correspondência que o escritor tcheco Kafka escreveu ao pai, mas que nunca foi entregue.

    Para os interessados, as senhas poderão ser retiradas na bilheteria do Anfiteatro, 30 minutos antes dos eventos começarem. Não sei quantas senhas estarão disponíveis, mas a capacidade do local é de 163 pessoas (portanto, podemos imaginar que a quantidade de senhas seja igual à capacidade).

(Ainda não vi o filme. Preciso ver logo)

    Também temos a programação da ARENA CULTURAL, que terá encontros de fãs e palestras com autores famosos, personalidades e tudo mais. Nós teremos dois encontros de fãs na Bienal, um sobre John Green, no dia 27/08, das 15h às 16h30, cujo palestrante será Danielle Machado, da Editora Intrínseca, e também o encontro dos fãs de Rick Riordan, no dia 28/08, das 15h às 16h30, com os palestrantes Vitor Correia e Rafael Nery. Além dos encontros, também teremos diversas palestras interessantes como, "A Relação Entre a Incapacidade de Leitura e a Impertinência dos Comentários nas Redes Sociais"[25/08. 19h às 20h30], com o Pasquale Cipro Neto , que falará sobre esse mundo das redes sociais, onde as pessoas não "lêem" efetivamente o que estão postando ou comentando, "Biografias e Biografados" [26/08. 16h às 17h30], com os palestrantes Paulo César Araújo, Newton Lima e Regina Echeverria, sobre a importância das biografias e as mudanças na lei sobre tais obras, "Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa" [27/08. 11h até 12h], com Evanildo Bechara e Jaime Pinsky, sobre as mudanças, prós e contras do tema, etc., "Filosofia Todo Dia" [27/08. 18h até 19h], com Luiz Felipe Pondé, "Adaptações de Obras Literárias - Ler ou Não Ler?" [29/08. 11h até 12h30], com Fernando Nuno, Silvana Salerno e convidados, farão uma reflexão sobre as adaptações literárias.

    Para os interessados, não é necessária a retirada de senhas para palestras ou encontros. Portanto, se você quer ir a qualquer evento desses, prepare-se para correr o mais rápido que puder, ficar na fila por 200 anos e tentar garantir sua participação ali.

(John é autor do sucesso "A Culpa é das Estrelas", "Quem é Você, Alasca?" entre outros. Enquanto que Rick é autor das famosas sagas "Percy Jackson & Os Olimpianos", "Herois do Olimpo", "As Crônicas dos Kane", além de outras publicações)

    Nos espaço de SALÃO DE IDEIAS, teremos também alguns outros autores realmente bastante especiais ou criadores de personagens muito aclamados pelo público (como é o caso de Jeff Lindsay, criador de Dexter, o "serial killer de serial killers"). Aqui nós teremos palestras, especificamente falando, e eu selecionei algumas que achei realmente interessantes (que eu gostaria de ver se, bem, estivesse em São Paulo. risos). Temos "O Roteiro nos Quadrinhos" [29/08. 16h até 17h30], uma conversa entre David Mairowitz, Marcelo Quintanilha, Gabriel Bá e Fabio Moon, com mediação do editor de quadrinhos André Conti,  "Das Páginas Para a Tela: Adaptação Literária Para Roteiros de Cinema e TV" [30/08. 18h até 19h30], com Marçal Aquino, Maria Adelaide Amaral e George Moura, com mediação do jornalista Cassiano Élek Machado, "O Código de Dexter" [23/08. 14h até 15h30], com o escritor americano Jeff Lindsay e mediação do crítico de televisão Maurício Stycer, "O Papel do Escritor Brasileiro Hoje: Ouví-los ou Lê-los?" [26/08. 14h até 15h30], Patrícia Mello, Cristovão Tezzo e Noemi Jaffe, com mediação de Raquel Cozer, jornalista, "Homero, Euclides da Cunha e James Joyce por Seus Tradutores" [27/08. 16h até 17h30], com Caetano Galindo, Trajano Vieira Berthold Zilly, falam sobre o ofício dos tradutores, com mediação de Felipe Lindoso.

    As palestras precisam de senhas, e estas serão distribuídas GRATUITAMENTE 30 minutos antes de cada evento começar. Então, se você quer pegar seu lugarzinho, terá que chegar bastante cedo.

(Dexter é uma série norte-americana, que acabou recentemente - de forma lixosa, diga-se de passagem)

    Claro que eu selecionei somente três espaços, dos outros que também terão eventos, porque simplesmente não teria como falar sobre todos eles aqui - claro que eu gostaria, porque fiquei com muita água na boca da Bienal de São Paulo, mas fazer o quê?

    Vocês podem acompanhar os outros eventos entrando nos posts sobre os autores internacionais e brasileiros que estarão presentes na Bienal, fazendo palestras, dando autógrafos ou somente apresentando os lançamentos de seus livros. Também temos o post especial sobre os ingressos, porque eu acho que esse tipo de informação tem que ser destacada das demais (afinal de contas, se você coloca os ingressos no meio de um post sobre autores, ninguém vai dar a mínima. Vai meio que passar despercebido)

(Saudades Bienal ;-; )

    Espero que tenham curtido, e que estejam realmente tão ansiosos quanto eu pra essa Bienal. Aliás, pra essa e pra de todos os outros estados - pelo menos eu estou roendo as unhas esperando a Bienal do Rio, de 2015!

    É isso. Sugestões podem mandar pra nossa página do blog mesmo, ou pro facebook, pro instagram, enfim. Eu não tive muito tempo no final de semana para postar as resenhas por conta de uma situação de família muito grave, de qualquer modo, prometo que elas virão nesse final de semana sem falta.

    (e talvez eu ainda faça uma "cobertura" sobre o show da pitty. Não tem absolutamente NADA a ver com livros, mas, é a Pitty. Vale a pena).

    Beijos,

    Ana.

0 comentários :

Postar um comentário