28 de março de 2014

A Maldição do Titã [Percy Jackson & Os Olimpianos] ... Cancelada?



    E uma das notícias que abalou o mundo cinematográfico das adaptações foi o possível cancelamento de A Maldição do Titã, terceiro filme baseado nos livros da série Percy Jackson & Os Olimpianos, do autor Rick Riordan. Aparentemente, este filme seria o terceiro e último do contrato com a Fox, que - segundo boatos - só faria os três primeiros filmes da série.


(poster de A Maldição do Titã feito por um fã)


    Percy Jackson & Os Olimpianos teve seus dois primeiros livros adaptados para o cinema, e os filmes foram seguidos de muitas, muitas, muitas críticas e comentários tristes e magoados dos fãs que se auto-intitulam "semideuses". O primeiro filme, Percy Jackson e o Ladrão de Raios, foi lançado aqui no Brasil em 2010, mais especificamente no dia 12 de Fevereiro, com o trio principal sendo interpretado por Logan Lerman [Percy Jackson], Alexandra Daddario [Annabeth Chase] e Brandon T. Jackson [Grover, o Sátiro].

    De cara, o primeiro filme desagradou muito por conta de todos os erros que tiveram no longa. Não foram erros básicos ou 'irrelevantes' como uma cor de olhos meio distorcida (como acontece em Harry Potter, por exemplo, Daniel tem olhos azuis, BEM azuis, enquanto que seu personagem Harry tem olhos verdes esmerados), ou um cabelo que não tem muito a ver, ou uma estatura diferente do que pensamos. Na realidade, foram erros graves de roteiro, com cenas importantes retiradas, cenas inexistentes incluídas no longa, um enredo completamente modificado entre outras coisas que acabaram alterando o filme de uma forma, que os fãs preferiram que sequer tivesse uma continuação!


(Alexandra Daddario como Annabeth Chase, a "sabidinha" filha de Atena, Deusa da Sabedoria, Estratégia em Batalha, Honestidade, Teares e muitas outras coisas que estão embutidas nos textos antigos. Aparentemente, nossa Annie está meio errada. Onde estão as madeixas loiras?)


    Mas, de qualquer forma, a série teve sua continuação no cinema, com o longa Percy Jackson e o Mar de Monstros, com alguns erros endireitados - como o cabelo da Alexandra, o próprio acampamento, Clarisse que não existia no primeiro longa, Sr. D, um novo Quíron, etc, etc, etc, etc, e todo o resto que ainda tinha que endireitar naquela budega - mas com outros ainda pendentes. Como o fato, por exemplo, dos roteiristas terem mudado a Grande Profecia que fala sobre um dos filhos dos três Grandes (Zeus, Poseidon ou Hades) que, aos 16 anos, poderia trazer a destruição ou o bem ao Olimpo. O roteiro dos longas mudou a idade para o fim da profecia para 20 anos, já que o primeiro filme começa com os protagonistas aos 16 anos, ao invés de 12 - como acontece no livro.

    O segundo filme trouxe menos erros, é fato, mas os 'semideuses' ainda ficaram muito insatisfeitos com o longa. Afinal de contas, muitos desejavam que a produtora tivesse parado de vez de filmar os filmes de Percy Jackson e que alguma outra produtora comprasse os direitos. Afinal de contas, poderia acontecer exatamente como 'Homem-Aranha', cujos direitos foram comprados por outra produtora e os filmes foram endireitados. Outros semideuses só queriam que os erros fossem consertados de uma vez, e que os filmes dali em diante fossem feitos com autenticidade e CORRETAMENTE, já que, aparentemente, os roteiristas e produtores sequer se deram o trabalho de procurar os livros do Rick Riordan para ler a história e tudo mais.


(Aparentemente, temos muitos erros acertados aqui. Nossa Annie 'sabidinha' loira e com sua tradicional trança, Clarisse LaRue finalmente existe!! Mas, em compensação, ainda temos muitos erros nesse segundo filme. Mas será que justifica supostamente cancelar uma continuação? Aliás, será que realmente depois desse suposto 'cancelamento' alguma produtora sequer se interessaria em comprar os direitos e refilmar?)


    E, então, depois do segundo filme, tivemos toda a expectativa para a produção do terceiro: A Maldição do Titã, que nos traria três personagens novos: Nico e Bianca Diangelo e Zoe Doce-Amarga, uma das ninfas caçadoras da Deusa Ártemis. O segundo filme nos trouxe Thalia Grace, a semideusa filha de Zeus, e que teve as expectativas alcançadas - todos com medo de que a personagem não fosse nem um pouco parecida com a original do livro ou, enfim, tivesse erros também. Afinal de contas, ela estava impecável! - e os semideuses estavam ansiosos para verem esses três no cinema.

    Quem faria Nico e Bianca? E Zoe? E o titã Atlas? E o enredo?? Já que o segundo longa deu uma sensação e tanto de continuidade. Quem visse o segundo filme pela primeira vez, com certeza terminaria dizendo: "isso aqui terá continuação, e eu pretendo vê-la".

    Só que, desde Fevereiro desse ano, mais ou menos, tivemos vários e vários boatos sobre um possível cancelamento das filmagens de A Maldição do Titã. Primeiro, a Fox teria desistido de filmar o longa, dando continuidade à saga de Percy Jackson, o semideus filho de Poseidon, e deixado tudo de lado. Com esse primeiro boato, os semideuses trataram de promover campanhas no facebook e twitter, com as hashtags de #amaldiçaodotitafox ou #queremostitanscourse, ou algo do tipo que agora eu não lembro.

    Passado o susto, os semideuses estavam pacientemente esperando pelas notícias das filmagens de A Maldição do Titã quando... de repente, Logan Lerman anuncia que, aparentemente, não terá mais filmagem alguma.


(Logan em sua entrevista à MTV News, com o cenário da entrada do Camp Half-Blood mais atrás. Aparentemente, segundo ele não teremos mais as aventuras em Percy Jackson, filho de Poseidon, nos cinemas. Bom ou ruim? Alguns fãs não gostaram da notícia).


    Durante uma entrevista para a MTV News, Logan Lerman disse que "Tem sido uma grande experiência para mim", ele disse, "abriu muitas portas para mim, mas eu não acho que acontecerá [o lançamento de A Maldição do Titã]". Claro que uma dessas portas, nós já podemos adivinhar, foi o filme Noé, no papel de Hem, um dos filhos de Noé. Logan deu a entender que haviam cancelado o terceiro filme de Percy Jackson, o que significa que não teremos nada mais de Percy, Annabeth ou semideuses nas telonas.

    Muitos semideuses agradeceram aos Deuses por isso ter supostamente acontecido. Disseram que "ainda bem, porque do jeito que os filmes estavam... era melhor nem ter mais nada", outros não gostaram muito e acham que "apesar dos filmes serem ruins, se comparados aos livros, do ponto de vista 'de filmes' eles eram ótimos! Cheios de aventuras e efeitos especiais, e ação. Eram bons filmes, de uma forma ou de outra" e ficam tristes por não matarem a curiosidade sobre os atores que fariam Nico Diangelo e Bianca Diangelo (o primeiro, aliás, muitos diziam que seria feito por Asa Butterfield - o Hugo Cabret).

    O que também nos faz pensar sobre a segunda saga de Percy Jackson: Os Heróis do Olimpo. Muitos já estavam escolhendo atores e atrizes para os 'sete da profecia' e tudo mais, já pensando em adaptações cinematográficas - bem feitas - e tudo mais. Assim sendo, caso esse suposto cancelamento seja verídico, também não teremos mais nada disso.


(Asa Butterfield. Fez Hugo Cabret, em A Invenção de Hugo Cabret e, fez também 'Ender's Game' e há algum tempo fez Bruno, em O Menino do Pijama Listrado. Além de outros filmes. Aparentemente, ele seria o Nico Diangelo desejado pelos semideuses. Outros preferiam Skandar Keynes, o Edmundo Pevensie, de As Crônicas de Nárnia) 


    Agora, o que precisamos ter em mente é: sem um pronunciamento oficial da Fox, não podemos sair dizendo absolutamente nada. Caso a Fox diga que "sim, Maldição de Titã foi cancelado", então teremos o cancelamento. Até agora, a Fox não se pronunciou, então, ninguem sabe se é verdadeiro, ou se Logan apenas se expressou de uma maneira meio ruim (e isso vive acontecendo, convenhamos).

    Enquanto isso, podemos nos distrair com as adaptações para quadrinhos! Já temos, até agora, os três primeiros quadrinhos da série (O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros e A Maldição do Titã), e faltam os dois últimos da série.


(Essa é a HQ de A Maldição do Titã. Eu não li nenhuma até agora, pretendo ver se ficou realmente boa e se a história ficou bem adaptada. De cara, gostei bastante da arte da HQ).

    Bem, chegamos ao fim da nossa matéria sobre as notícias envolvendo o possível cancelamento de Percy Jackson e a Maldição do Titã. Lembrando que devemos esperar um pronunciamento oficial da Fox sobre esse mesmo cancelamento, caso contrário, são apenas boatos baseados num jeito ruim que o Logan Lerman encontrou para se expressar sobre o filme.

    Aqui no blog nós temos uma resenha sobre Percy Jackson e o Ladrão de Raios, feita pela Camila, mas em breve vocês poderão contar com todas as resenhas dos outros títulos de Rick Riordan (inclusive sobre a outra saga dele, a trilogia As Crônicas dos Kane). Em breve, no blog.

    Espero que tenham curtido, e fiquem atentos à nossa page no facebook e ao nosso instagram (@livrosemtdparte), onde nós postamos diretamente sobre todos os acontecimentos envolvendo os livros, filmes e cultura, num geral.

    Até breve com mais notícias sobre o seu livro e sagas favoritos,

    Ana,

0 comentários :

Postar um comentário