30 de agosto de 2014

Sentel York: A Batalha Pelo Amanhecer [Diego de Lima]



    Essa nova resenha é sobre o segundo livro da trilogia Sentel York, escrita pelo nosso autor parceiro Diego de Lima. Em primeiro lugar, eu preciso dizer que fiquei extremamente feliz em ver que nosso autor e sua história fizeram o MAIOR SUCESSO na Bienal de São Paulo e que isso foi uma surpresa tão, tão grande que a publicação do terceiro e último livro foi adiantada!! [todos batem palmas]

    Em segundo lugar, eu só queria lembrar mesmo a vocês que aqui no blog nós temos a resenha do primeiro volume dessa trilogia, que se ambienta toda em um mundo pós-apocalíptico, quando diversas guerras por recursos devastaram o restante da humanidade. Caso vocês precisem se lembrar da história e tudo mais, podem entrar aqui e ler a resenha :)

    De qualquer modo, é meio difícil esquecer da história 'geral': Eric, nosso querido protagonista, é conhecido por andarilho justamente por não "obedecer" a nenhum dos antigos três Imperadores de Sentel York, a última cidade remanescente na Terra. Sua vida conturbada e solitária, porém, muda completamente quando ele "esbarra" em Safira, uma garotinha de dez anos que é perseguida por um dos imperadores, Chacal, porque, por algum motivo do além, ela é a chave para a conquista de recursos que podem elevar o Imperador a um nível divino (q). No primeiro livro, Chacal e M., os imperadores, morrem. Bu é o único restante, o antigo Imperador de Sub-York [a parte subterrânea da cidade], e o mistério sobre Safira continua.

    Praticamente é isso. Ainda não sabemos como ou porque Safira é tão "mágica" assim para todos, e nem exatamente o que está para acontecer, mas garanto que não deve ser nada muito previsível [até porque, o que imaginar de uma garota de 10 anos?].

"O ano é o 90 da Era Apocalíptica, e uma rebelião se inicia em Sentel York, a última cidade remanescente na face da Terra.
    Liderados por Eric, um ex-Major da extinta Força Especial da Salvação, os rebeldes tentam fazer frente aos denominados "generais", fiéis servidores do Imperador Bu que, com a morte de seus grandes rivais, o Imperador Chacal e o Imperador M, se auto-proclamou o senhor de Sentel York.
    Em meio a esse confronto eminente, uma menina pode ser a chave para a salvação da humanidade, a pequena Safira, que estava sobre a proteção dos rebeldes, mas acaba sendo sequestrada por Cássius, um "ex-general" renegado, que perdeu a mulher que amava e pretende usar a menina como moeda de troca para obter sua vingança.
    Escolha seu lado, pois a batalha começou e todos terão que lutar!

Sentel York: A Batalha Pelo Amanhecer é o segundo volume da trilogia Sentel York. Nesta obra o autor mistura ação inteligente com cenas de combate homem a homem, em meio a um suspensa sublime que interliga personagens numa trama envolvente e misteriosa. Tudo acontece num planeta Terra pós-apocalíptico, onde impera a crueldade e barbárie."


Editora: GARCIA edizione
Ano: 2014.
Edição: 1ª.
Página do Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/406162

    Pois bem. Nesse livro ainda acompanhamos Eric, o andarilho, nessa luta insana contra o novo Imperador, Bu, e o resto do povo que tenta virar Imperador também. Aliás, também acompanhamos Safira e o grupo de rebeldes que se juntou ao andarilho na luta por Sentel York. 

    Certamente que será interessante mencionar que começamos a história em uma Usina de Energia que está sendo invadida pelos rebeldes, para terminar com as forças do Imperador Bu, que também conta com a vantagem de ter milhares de homens a seu favor. Fora isso, não irei mencionar mais coisa alguma de spoiler sobre a história, apenas que: Bu sabe sobre a garota.

(Gente, eu achei essa capa maravilhosamente linda! Os tons fortes de azul, contrastando com os tons de vermelho também fortes... Sério, LINDA!)

    Claro que sendo o segundo livro de uma trilogia, é praticamente impossível não compará-lo ao primeiro livro, e nem deixar de atribuir suas responsabilidades como "segundo livro". Não sei se vocês já pararam para analisar, mas cada livro de uma trilogia tem seu papel primário e mais importante: o primeiro serve para nos apresentar a história, introduzir os personagens e praticamente nos colocar dentro do "novo universo" que o autor criou ou recriou. O terceiro serve para fechar a história (espera-se que com chave de ouro), finalizar os ciclos, colocar pontos finais nas antigas vírgulas e finalizar, finalmente, os grandes mistérios da história criada [muitas séries deveriam terminar como trilogias, na verdade. E muitas trilogias deveriam ser continuadas para séries, de 4 ou 5 livros. Enfim]. E o segundo livro serve para "linkar" o primeiro com o terceiro.

    E isso realmente é uma grande responsabilidade? SIM! O segundo livro serve justamente para 1) não deixar o leitor perdido entre 'o começo' e 'o fim' e 2) para preencher a história talvez com novos mistérios, novos personagens acrescentados que, pode ser, tenham papéis importantes no último livro, etc. Assim sendo, o segundo livro não deve ser "feito de qualquer jeito", porque se ele for 'pior' que o primeiro no quesito "história" ou "enredo", então certamente os leitores ficarão decepcionados. 

    Da mesma forma como o terceiro livro, oras bolas, deve ser "melhor" que o segundo [no quesito enredo, fechamento de coisas, etc] e também condizer com tudo o que foi apresentado anteriormente na história!

    E eu digo, e repito!, que esse segundo livro aqui certamente preencheu suas responsabilidades!!

    "Sentel York: A Batalha Pelo Amanhecer" claramente é um livro "melhor" que o primeiro. Não falo isso querendo dizer que o primeiro foi ruim, mas sim que o autor e sua história evoluíram de um livro para o outro [e, oras, isso é extremamente comum. Na verdade, acontece bastante - ainda bem]. Como autor e, especialmente, ser humano, Diego está sempre evoluindo e isso se mostra em sua história.

    No primeiro livro, eu acredito que tenha comentado na resenha que achei a história muito corrida, com poucos detalhes de cenários e personagens, descrições muito, muito simples, etc e tal. Justamente que nesse livro, o autor acatou minhas [não necessariamente as minhas, especificamente, mas ele mesmo pode ter percebido, enfim] pontuações e evoluiu na história: o segundo livro está BEM menos corrido, com o tempo normal de história, com mais descrições de cenários e personagens, também mais detalhados, aliás.

    Enfim. O segundo livro é uma maravilhosa evolução da história! Não só em termos de escrita, mas em termos de narrativa! A história está BEM mais adulta, com um clima mais... Sombrio e misterioso!

(Olhem isso! A capa está realmente linda. E o livro é maravilhoso também, vocês precisam ler isso! Aliás, deixem nos comentários algo sobre o livro :D )

    Mas, sejamos honestos, não podemos, também, comparar infinitamente os livros de uma trilogia entre si. As análises individuais de livros de trilogia/séries/sagas são igualmente importantes em uma resenha.

    Assim sendo, eu preciso muito dizer que esse livro está fantástico! Eu simplesmente amei cada pedaço, cada cena, porque todos faziam sempre todo o sentido do mundo [como no primeiro livro, também!], e as atitudes dos personagens também. O que é uma coisa que realmente me agrada muito, já que muitos autores - infelizmente - têm a insuportável tendência a mudar o destino de um personagem por conta dos desejos dos leitores.

    Quero dizer, o personagem tem sempre uma atitude X e por conta dos fãs, ele tem uma atitude Y? Cadê. A. Lógica?

    De qualquer modo, o enredo também está muito fantástico! Eu só digo que entrei imaginando muitas coisas, muitos acontecimentos e explosões alucinantes e mortes, e sangue e ratos... E no fundo fiquei esperando o GRANDE CLÍMAX pra sempre, mas ele não foi tãaao grande assim quanto imaginei. Foi um bom clímax, isso é verdade, mas não foi tão "OHHH" quanto eu havia pensado.

    Mas, fora isso, eu realmente não tenho críticas construtivas quanto à história. Temos diversos pontos de vistas, com diversos personagens diferentes, expondo vários pedaços da história e planos que nós nunca poderíamos imaginar se estivéssemos somente na visão de Eric - o que seria realmente divertido, se a gente só acompanhasse o Eric durante todo o livro. risos. risos.

(Também adorei a fonte. Ficou realmente muito boa! E vejam o título do capitulo: indica o narrador)

    Depois de ler o livro, eu fiquei imaginando tudo o que ainda tem para acontecer, e todas as coisas que precisam ser reveladas [inclusive o motivo de Safira ser tão importante!] ainda... Eu fico ainda com mais expectativas para essa trilogia!

    Quero dizer, é uma história realmente muito boa, que mostra como os seres humanos ficam quando não existem mais regras sociais, ou ética, moral, ou todas essas coisas que nos mantém socialmente nos eixos. Então, é perfeito para entender que nós, humanos, somos crueis, egoístas e sádicos por natureza! Nós somos, simples assim. Aprendemos a ser frios para sobreviver, aprendemos a ser egoístas para sobreviver, a sermos solitários.

    Isso é simplesmente genial!! Por isso eu gosto tanto de Sentel York! E eu não digo tudo isso porque o Diego é autor parceiro daqui do blog porque, vejam bem, na resenha do Skoob eu escrevo basicamente tudo o que escrevo nas resenhas daqui e lá não tem blog [quero dizer, meu skoob, minhas regras, minha opinião sincera e honesta ao máximo. Assim sendo, por que mentir?]. Eu digo isso porque eu sou honesta e sincera mesmo, e se eu não gostar de algo... Bem, podem apostar que eu falarei. E se eu achar algo extremamente errado em um livro, também podem apostar que eu irei comentar, e irei repreender e corrigir SIM o que estava no livro.

    Portanto, acreditem quando eu digo que a trilogia é mesmo muito boa! Ela realmente o é. Os personagens são bem escritos de verdade, o enredo é legal mesmo, e a história faz sentido seriamente!

    Além do que, quem não adora essa coisa toda de "pós-apocalipse" e "sem regras sociais"? Eu, particularmente, AMO esse tipo de coisa [risos, risos].

(E observem também a editora! GARCIA Edizioni lançou Sentel York II!)

    Acho que essa resenha resumo, basicamente, o sucesso que Sentel York [I e II!] fizeram na Bienal!! Nosso autor Diego disse que dezenas de pessoas compraram, se interessaram pela história, quiseram saber mais... Enfim. Isso tudo mostra que não é qualquer coisa, que a história é mesmo boa e vale a pena ser lida.

    Eu queria muito, muito mesmo que vocês que visualizam aqui o blog, o instagram e tal - e são de SP, e ainda vão na Bienal - passem pra ver lá o estande! Sério gente, comprem os livros. Além da história ser muito boa, eles são tãaaaao lindos!! Sério, que capa mais maravilhosa desse segundo livro. Ela é tão bonita, e lustrosa, e o livro é tão gostosinho de manusear *-*

    E, hey, queria pedir uma coisa: quem tem um exemplar de Sentel York, por favor, tire uma foto no instagram com ele e marque o nosso blog [@livrosemtdparte]! A gente vai fazer um post especialíssimo sobre a Bienal e sobre como os autores foram nessa época literária incrível, e queremos que vocês, que leem nossos autores, estejam presentes [mesmo que em foto, aõugsougdas].

    Para saber mais sobre o livro, vocês podem entrar no skoob dele, ou no facebook da trilogia ou no próprio site! Também pode encontrar mais informações sobre o Diego no post sobre sua parceria aqui no blog :D

    Espero que tenham gostado da resenha, mesmo, porque eu amo escrever resenhas, enfim, e que voltem aqui amanhã! Irei postar resenhas especiais sobre a nossa parceira Raquel Pagno! Fiquem ligados ;D

    Ana

0 comentários :

Postar um comentário