11 de junho de 2014

O Que Eu Andei Lendo - Parte II



    Aqui vai a 'Parte II' do 'O que Eu Andei Lendo' que, pelo que eu tenho notado, se vinculou com as minhas "Metas de 2014". Já que eu li esses livros e também estou lendo os livros da minha meta, por fora. Então, enfim, terão vários "O que eu Andei Lendo" sobre os livros rápidos e interessantes que eu peguei para ler.

    Os de hoje são bem legais, muito mesmo, e muito surpreendentes. Eu admito que eu não esperava absolutamente nada deles - e de um eu tinha até uma impressão meio ruim - mas fiquei muito surpresa com a história bem legal que foi escrita.


"Uma história contada em seis versões, em que os personagens passeiam por diferentes épocase estilos literários, numa trama muito bem tecida e envolvente. Passo a passo, o leitor colhe informações, junta detalhes, ordena os fatos, até chegar ao pleno entendimento do que realmente aconteceu."

Autor: Lia Neiva.
Editora: José Olympio.
Ano dessa edição: 1999.
Número de Páginas: 100
Minha nota no Skoob: 5/5.



    O primeiro lido foi 'A Gata do Rio Nilo', escrito pela autora brasileira Lia Neiva. É um livro muito especial e muito atraente, por conta de sua maravilhosa capa. Desde sempre eu olhava para essa gata meio egípcia e para o título e tentava imaginar que segredos e aventuras estavam escondidos nas páginas dessa antiguidade.

    O que mais me fascinou, na verdade, foi a forma como a história foi dividida. Cada capitulo da história é, na verdade, um 'ponto de vista' diferente e, ao mesmo tempo, um conto. Então, caso vocês prefiram, esse é um livro em que cada conto possui relação entre si.

    Mas o mais incrível vem por aí! Cada conto é voltado para um período literário brasileiro. Então, o primeiro conto é "Romantismo", o próximo "Realista", e o outro "Naturalista" e assim em diante. É bem legal, porque cada conto realmente varia conforme essa época, com a escrita, a história em si (o modo de contar fica diferente, inclusive) e o narrador também é adaptado a essa característica. É muito legal, especialmente para alguém que precisa, ou que gostaria de aprender sobre as diferenças entre cada época sem precisar ficar estudando por aqueles livros didáticos bem entediantes.


    Eu, pelo menos, adorei. E fui muito surpreendida, porque além da história ser 'dividida' de uma forma bem inteligente e diferente, também é uma história legal. Sem perder a capacidade de ser interessante. Gostei muito disso, e também do fato de que o conto romântico, que é o primeiro, ficou muito bom! E olhe que das épocas literárias, a que eu mais odeio é a romântica! O conto ficou espetacular, e soube deixar claro que o romantismo não conta sempre com finais felizes ou um casal romântico nojento. É bem legal.

    Os outros contos são bem estruturados e realmente dá para notar diferenças tocáveis entre as épocas literárias, mas o que eu mais gostei, sem sombras de dúvida, foi o conto naturalista porque eu simplesmente amo essa época. Os livros naturalistas - 'O Cortiço', por exemplo - me agradam bastante e a forma da escrita também. Aliás, mencionando 'O Cortiço', é legal dizer também que antes de cada conto a autora colocou trechos de certos livros que tenham a ver com a época. Então, antes do conto romântico, há um trecho de "Senhora", do José de Alencar.

    É um livro bem legal, e muito bom nessa questão do "aprendizado" sobre as épocas literárias. Recomendo muito!



"Adaptação em português do clássico da literatura russa, com linguagem acessível para o público jovem. Esse livro reúne dois contos. O relógio - Na Rússia, no início do século XIX, Alexei e seu primo vêem-se envolvidos em várias confusões após o primeiro ter recebido um relógio de prata de seu padrinho. Mumu - Guerássim é surdo-mudo e trabalha para uma senhora rica, voluntariosa, cheia de caprichos e cercada de servos. Marginalizado por todos, o solitário Guerássim se afeiçoa profundamente à cadelinha Mumu, que a tirânica senhora decide tomar para si. "


Autor: Ivan Turgueniev
Editora: Scipione.
Ano dessa edição: 1990.
Número de Páginas: 96.
Minha nota no Skoob: 5/5.


    O segundo livro lido foi "O Relógio & Mumu", do autor russo Ivan Turgueniev. Esse livro me deixou muito... Receosa simplesmente pelo fato de ser uma adaptação infantil. Quero dizer, normalmente adaptações são boas, mas quando se tratam de adaptações infantis ("Turgueniev para crianças") as histórias são modificadas de tal modo, que sequer se parecem com os originais.

    Assim sendo, entrei com um pé atrás no livro.

    Ele é dividido em duas histórias diferentes que não têm nada a ver uma com a outra. Elas são, obvia e respectivamente, 'O Relógio' e 'Mumu'. E são escritas de uma forma... Bem sofisticada, com uma linguagem não tão complexa, mas ainda assim rebuscada e me fez lembrar muito de Os Miseráveis, do Victor Hugo, que possui uma linguagem exatamente assim.

    Mas, de uma forma ou de outra, eu não poderia ter ficado mais surpresa! A primeira história, 'O Relógio', me surpreendeu de tal forma que eu me apaixonei perdidamente pelo livro. Além da escrita ser extremamente atraente - adoro linguagem rebuscada - e da história não ser nem um pouco futil, desinteressante ou sequer infantil, essa adaptação se mostrou muito boa - pelo menos é o que eu acho (rs). A história da adaptação não ficou nem um pouquinho "infantil demais", na realidade, eu fico imaginando se a classificação etária para "infantil" não estaria meio equivocada, porque eu imagino que crianças não se sentiriam confortáveis lendo uma história assim - que, apesar de possuir um enredo relativamente não muito agressivo ou, enfim, violento e sangrento, ainda tem uma linguagem "complexa" para crianças e também um clima meio... Pesado.



    A história, em si, é fantástica. Realmente muito boa, e eu fico muito, muito curiosa sobre o original. Eu gostaria muito de lê-lo, muito de verdade!

    Passando para a segunda história, 'Mumu', eu preciso admitir que fiz a pior coisa que poderia fazer: entrei cheia de expectativas. Mas, felizmente, elas não foram desmanchadas ao vento. Na verdade, 'Mumu' me pareceu uma história muito, muito mais pesada que 'O Relógio' - ao menos levando em conta que isso é uma adaptação infantil.

    E aviso de cara: caso você seja uma pessoa, bem, como eu e já morre do coração caso qualquer mínima coisa levemente ruim aconteça com animais... Acho melhor se preparar psicologicamente.

    Eu sou muito, muito sensível com animais em histórias/filmes/HQs/todo o restante e fico sempre muito abalada quando qualquer coisa aconteça com eles. Sabe aquela pessoa "pode morrer todo mundo, só não toque no cachorro"? Pois bem. Essa sou eu. E eu fiquei extremamente sensível com a história que fala sobre Mumu, a cadelinha encontrada pelo mudo gigantesco e gentil trabalhador de um Palácio Russo.

    O homem encontra Mumu perdida por aí, ainda um bebê, e trata de cuidar dela. Os dois criam uma relação muito especial, mas os latidos da cachorrinha incomodam a velha rica que vive no Palácio.



    De uma forma ou de outra, a história também é bem estruturada, muito interessante e bem escrita - ainda com aquela linguagem rebuscada lindona. Possui um final um tanto quanto... Triste (lágrimas) e que me deixou abalada por horas a fio.

    Eu preciso dizer que fiquei muito surpresa com o livro, no geral, porque eu simplesmente não esperava nada de bom ou interessante. Esperava somente uma historinha infantil sem graça, cheia de uma linguagem extremamente infantil, letras garrafais gigantescas e tudo mais. Porém, felizmente, eu estava completamente errada!

    Recomendo muito esse livro, e caso queiram saber mais sobre ele... Podem acessar a minha resenha completa no skoob.


0 comentários :

Postar um comentário