22 de junho de 2014

O Que Eu Andei Lendo - Parte 3



    E chegamos à terceira parte do meu "O Que eu Andei Lendo", que foi feita nas minhas férias e - eu espero - tenha bastante complementos até o final do ano. Aliás, falando em complementos literários, eu pretendo fazer minha "Caixa de Correio" com uma LINDA edição de 'O Hobbit' que ganhei de amigo secreto.

    De qualquer forma, aqui vamos para os dois livros. Acho que um deles ficou bastante famoso por conta de um certo filme que foi lançado faz pouco tempo, enquanto que o outro não é tão famoso assim, mas que pode ser interessante para muitos leitores. Aqui nós temos: Confissões de Adolescente e De Repente Dá Certo.



"O livro traz revelações íntimas de uma adolescente: o súbito interesse pelo sexo, a questão das drogas, a importância dos amigos, a relação com os pais. E a montanha-russa de emoções turbinadas pelos hormônios. Essa é a matéria-prima deste Confissões de Adolescente, da atriz e escritora Maria Mariana.
Baseada nos diários da autora, a peça homônima teve sucesso estrondoso. Lotou teatros de todo o país, virou série de TV nos anos 1990 e transformou-se em livro, com mais de 200 mil exemplares vendidos."

Autor: Maria Mariana
Editora: Relume Dumará.
Ano dessa edição: 1992.
Número de Páginas: 96, mas termina bem antes, na 62.
Minha nota no Skoob: 3/5.

    Acho que o que vocês devem mais ter reparado nesse livro foi: "mas a capa não era outra?". Na verdade, na verdade, essa nova capa que está sendo usada para divulgar tanto o filme quanto a nova edição do livro (que eu não sei se está a mesma coisa que a minha, ou se eles mudaram - acho que é provável) é uma capa nova que saiu do pôster do filme. Essa minha capa é bem mais antiga, como vocês podem ver, de 1992!

    Enfim. Claro que a nova capa é bem mais chamativa não somente por ser "mais bonita" - pelo menos eu achei - mas também por conter a total propaganda ao filme. Quero dizer, muitos leitores já perceberem que quando um filme é lançado e faz sucesso, o livro (quando é uma adaptação) faz o maior sucesso também e vende como água. Então, foi uma bela jogada de marketing, claro. Mas eu queria logo avisar que eu não sei se meu livro e o novo livro são diferentes, quão diferentes são, se são diferentes do filme, da peça de teatro, da antiga série de Tv...


(Essa é a nova capa. Todos os personagens estão colocados nela, e bem ali debaixo do 'nfiss' estão as atrizes que interpretam as "personagens" da vida real)

    Aliás, caso não saibam, Confissões de Adolescente fez tanto, tanto, tanto sucesso na época em que foi lançado que chegou até a virar uma série de televisão. Não faço IDEIA se a série tem alguma coisa a ver com a peça de teatro (que era feita - acho que até há pouco tempo atrás - pela Ingrid Guimarães e por todas as meninas antigas), se foi modificada... Enfim. Porque esse livro teve diversas adaptações, várias edições diferentes publicadas, uma bela confusão.


(Novo elenco do 'Confissões de Adolescente', o filme. Não faço ideia de quem seja quem aí, q)

    A minha edição - enfatizando que pode ser diferente no novo livro/filme/série/peça de teatro - me pareceu, na realidade, uma grande... Propaganda para a peça, para fazer com que os leitores sintam vontade de ver a peça. Afinal de contas, é uma adaptação dos diários de Maria Mariana e suas amigas, Ingrid Guimarães, Patrícia Perrone e Carol Machado. Elas realmente pegaram seus diários de adolescentes e colocaram em adaptações para o roteiro da peça! O que deixa a leitura MUITO MAIS interessante pelo simples fato de que você tem certa noção de que aquelas coisas que aconteceram foram reais, com pessoas de verdade, e que essas pessoas interpretaram suas próprias vidas de adolescentes num palco de teatro.

    Acho que isso me fez gostar tanto do livro: o fato de ter partes retiradas de verdade dos diários das garotas. Acontece que o livro me pareceu meio... Não confuso ou desorganizado, mas como se realmente fosse uma prévia da história toda que seria passada no roteiro da peça de teatro (pelo menos essa é a minha esperança, porque se a peça fosse somente essas coisas...). Claro que essa prévia do meu livro - suponto que seja realmente uma prévia - contém coisas e acontecimentos que eu nem sonharia em "explanar" pras pessoas se fosse o meu caso. São coisas bem íntimas - e divertidíssimas, claro.


(Elenco original de 'Confissões de Adolescente', peça teatral dos anos 90)

    Ele é todo escrito em 1ª pessoa e não tem exatamente uma indicação que os pontos de vista mudaram. Em uma hora, temos a Ingrid narrando e então mudamos o capitulo e temos a Patrícia. Pode ser realmente bem confuso para algumas pessoas, mas depois de um tempo relativamente curto, temos como nos acostumar com as narrativas e as próprias histórias de cada garota - além do que, cada uma tem um jeito bem diferente de agir, comportamentos bem diferentes. Então, depois que "conhecemos" as garotas, fica mais fácil de identificá-las.

    No final da minha edição, nos temos uma parte de "Fulano por ele mesmo", onde as narradoras (Mari, ou Ingrid, Patrícia ou Carol) escrevem sobre si. Elas nos contam sobre a experiência de terem participado da peça, de terem contado suas histórias para uma platéia e tal. É bem interessante, na verdade. Também temos fotos das quatro juntas e uma boa menção à série de televisão, que chegou a ser um grande sucesso.


(Acredito que esse seja o elenco da série de televisão, ou um dos milhões de elencos da peça de teatro, q. Afinal de contas, muitas atrizes já passaram pela peça 'Confissões de Adolescente', inclusive a Debora Seco)

    Claro que, hoje em dia, as pessoas se interessaram muito mais em ler o livro por conta do filme e tudo mais. O que é aquilo que eu comentei acima: as grandes adaptações cinematográficas alavancam a venda dos livros - e, para tal, é necessário sempre uma "remodelação" na capa. Enfim.

    O livro é bem divertido, tem umas cenas bem legais de se ler e mexe com temas MUITO bons, de verdade. Eu acredito que o filme tenha ficado diferente pelo simples fato de que 1) as meninas são irmãs no filme e 2) estamos no século 21, com celular, computador, msn, sms, whatsapp, facebook e todas essas 'tecnologias' que não tinham antigamente, na época que lançou Confissões de Adolescente.

    De qualquer forma, é uma leitura bem cativante e agora eu pretendo pegar a nova edição para ver quais são as diferenças - e também pretendo ver o filme, claro, e talvez escrever uma resenha aqui.


"Beatriz e Pedro são Dois Adolescentes Filhos de Pais Separados. Seus Pais se Casam Novamente,
Formam Novas Famílias. ha Muita Dificuldade de Adaptação a Nova Situação. mas aos Poucos Beatriz e Pedro vão Descobrindo Que, de Repente da Certo" 

Autor: Ruth Rocha
Editora: Salamandra.
Ano dessa edição: 1986.
Número de Páginas: 47.
Minha nota no Skoob: 2/5

    Esse livro acompanhou a adolescência de muitas, muitas meninas - e não duvido nada que o tenha feito com a minha mãe! - que passam por aquelas fases de mudança, de reconhecimento, de quando estão se descobrindo de verdade. Acho que por isso, apesar de ser tão pequenino, ele fez tanto sucesso entre as jovens.

    Aqui nós temos Beatriz que vive com sua mãe e enfrenta uma situação que, para a época, era praticamente um escândalo: pais desquitados (era como chamavam os pais separados). O desquite era muito mal visto naquela época, muito mesmo, e os filhos ficavam sempre em estado de choque quando os pais anunciavam aquela decisão. Então, acho que esse é um dos primeiros temas que a Ruth Rocha toca e explora em seu livro.

(Como dá pra notar, a envergadura de 'De Repente Dá Certo' é BEM mais fina que de Confissões de Adolescente que, como dito antes, tem somente 96 páginas)

    De fato, a história seria realmente muito melhor se, para mim, não fosse escrita de uma forma tão absurdamente juvenil ou se simplesmente não tivesse somente 47 páginas. E eu falo realmente sério sobre essa quantidade: 47 páginas. É muito pouco, na verdade, para o que eu estava imaginando para tal história. Claro, a autora consegue explorar com certa tranquilidade tudo o que ela pretende falar e tudo mais, mas faltaram muitas coisas. Muitas mesmo.

    Claro que devemos levar em conta o fato de que o livro era voltado justamente para o público juvenil e que, bem, eu estou com 19 anos e já passei por muitas leituras maduras e tudo mais. Então, acredito que se eu tivesse menos idade, passando por essa fase de mudanças, provavelmente eu iria curtir muito mais a leitura do que eu ""curti"" agora.

(A capa de 'De Repente Dá Certo' é bem legal, gostei bastante e foi um presente das minhas primas mais velhas. Ainda espero ler o novo livro de 'Confissões de Adolescente')

    Ainda falando sobre os temas, preciso dizer que fiquei bastante surpresa sobre os temas de abordagem que a Ruth Rocha escolheu. Claro que não pretendo falar sobre os mais importantes, além do desquite (que fica bem claro nas primeiras páginas), mas eles são realmente surpreendentes para a época, quando esse tipo de coisa (agora falo sobre um tema específico) era considerado ''terrível''. É bem interessante mesmo - só acho que poderia ter sido bem mais explorado, mas, fazer o quê?

    O livro é todo escrito em primeira pessoa, com imagens em algumas partes do livro (bem bonitas, pra falar a verdade) e é extremamente fino. Do tipo que você lê em literalmente meia hora (eu li em meia hora HAUHUAH), mas tem uma leitura agradável e extremamente leve, apesar da falta de "exploração" dos temas interessantes.


    Bem, essa foi a terceira parte do meu "O Que eu Andei Lendo", de férias, e no próximo eu volto com um livro que me surpreendeu de uma forma encantadora! Não sei se já ouviram falar sobre 'Sardenta', mas esse é um livro realmente espetacular. Eu não poderia esperar nada mais surpreendente.

    Até lá,

    Ana.

0 comentários :

Postar um comentário