27 de março de 2014

Game of Thrones: The Exhibition (e o 'bug' da page brasileira)



    E essa é a segunda notícia que mais mexeu com os leitores. Aliás, que vem mexendo desde o primeiro anúncio há algum tempinho, mais ou menos em Janeiro, quando a página da HBO Game of Thrones anunciou que a grande e maravilhosa exposição de GoT viria para o Rio de Janeiro, da mesma forma como veio há tempos atrás para São Paulo.




    Para quem não sabe e precisa ficar meio atualizado nessa história de Got e exposição, a série Game of Thrones, passada no canal pago HBO (que eu não tenho, aliás, o que é muito triste), é inteiramente baseada na série de livros do incrível autor George R. R. Martin - As Crônicas de Gelo e Fogo. Esta série deveria ter, mais ou menos, 7 livros (depois de significativas mudanças, porque antes disso deveria ter somente 4 ou 3 - rçrçr, que piada), mas que aparentemente terá seus 8 livros - afinal de contas, do jeito que Martin escreve, ele deverá dividir um dos próximos livros em dois. Para quem está interessado em começar a leitura, a ordem dos livros é a seguinte:

- A Guerra dos Tronos
- A Fúria dos Reis
- Tormenta de Espadas (dito como o melhor/maior livro até agora lançado da série)
- O Festim dos Corvos
- A Dança dos Dragões (este livro e 'o festim dos corvos' eram um livro só, entretanto, Martin teve que dividir porque ficou gigantesco. Rs)
- Ventos de Inverno (ainda para lançar, talvez em 2015)
- Sonhos de uma Primavera (o fim. Oh, R'hllor ;-; )

    Não é novidade para ninguém, aliás, o tal livro A Guerra dos Tronos, primeiro de As Crônicas de Gelo e Fogo, que começa contando a história de um lugar 'imaginário' chamado Westeros, que possui um rei (o Rei Robert Baratheon) que senta sua bunda gorda e enorme no famoso, disputado e tão imensamente desejado... Trono de Ferro. Aliás, ele também não é novidade pra ninguém já que uma cópia do Trono esteve aqui no Rio, na Bienal do ano passado, e uma fila quilométrica se estendeu dia e noite, noite e dia, só para as pessoas sentarem suas bundas por trinta segundos, tirarem uma foto e postarem no facebook/instagram com a legenda de "Winter is Coming" - que, falando nisso, é um dos principais 'lemas' da série. O principal, é claro, é o famoso dito de Cersei Lannister (uma das minhas favoritas. Dá licença): "When you play the game of thrones, you win or you die. There is no middle ground".

    Traduzindo respectivamente os 'lemas', seriam algo do tipo: "o inverno está para chegar" e "quando você joga o jogo dos tronos, você vence ou você morre. Não há meio termo".


(Cersei Lannister, irmã gêmea de Jaime Lannister e irmã mais velha de Tyrion Lannister. Filha do famoso Tywin Lannister, o que "caga ouro", e casada com o Rei de Westeros - Robert Baratheon - com o qual teve três filhos: Joffrey, Tommen e Myrcella. Quer dizer... bem).


    Fatidicamente, quando uma pessoa começa a ler As Crônicas de Gelo e Fogo ela tem um histórico de 1) já soube da série da HBO e tem uma enorme vontade de vê-la, ou 2) soube da série de livros por conta da série da HBO e, assim sendo, tem muitos spoilers pela frente. E mesmo que a pessoa nunca tenha visto a série da HBO - ou, como eu, viu somente uma temporada (prefiro ver tudo quando tiver mais tempo :/ ) - obviamente ela tem em sua mente criativa e louca e perturbada (porque é difícil ficar meio normal depois de ler, ao menos, três dos livros da série) uma imagem um tanto quanto fascinada das roupas medievais, dos móveis, das taças, das comidas, etc, etc, etc, etc, e, claro, do próprio trono. E quando a pessoa vê tudo isso através de uma tela de TV, ela deseja ardentemente poder se teletransportar para os estúdios de filmagem para ver tudo aquilo ao vivo e em cores.

    E foi aproveitando desse desejo louco e ardente que a HBO organizou a famosa e tão comentada Game of Thrones: The Exhibition, que é justamente uma grande exibição (como de museu) com todas as peças de roupas, o trono, espadas, escudos e todas essas coisas que a gente vê pela televisão. E que acontecerá aqui no Rio entre os dias 05 e 09 de Abril.

    Infelizmente, os ingressos grátis foram distribuidos pela internet ontem, no site da Game of Thrones: The Exhibition, às 10h e, aparentemente, já acabaram (a vida é triste). Os ingressos foram distribuidos da seguinte maneira: dois ingressos para um CPF, e seria necessário retirar os ingressos no Village Mall. Você poderia escolher o dia e o horário para ir à exposição, mas aparentemente menores de idade só poderiam ir acompanhados do responsável legal (o que significa que nada de amigos maiores de idade... Precisaria ser mamãe ou papai, ou quem é seu responsável).

    Assim sendo, muitas pessoas foram prejudicadas não só por serem menores de idade, mas também pelo grande erro que deu no site hoje.


(essa é uma pequena parte do elenco, que contém os três personagens mais 'queridos' da série. Da esquerda para direita temos: Jon Snow [Kit Harrington]; Daenerys Targaryen [Emilia Clarke]; Cersei Lannister [Lena Headey]; Jaime Lannister [Nikolaj Coster-Waldau]; Tyrion Lannister [Peter Dinklage])


    Ao tentar acessar o site da exibição para resgatar seus ingressos, houve uma demanda MUITO grande de acessos, e a cada 10 tentativas, 9 caíam numa página de 'error 503' que significava: a página está com acessos excedentes. Ou seja... atualize a página e boa sorte. Além do mais, ao conseguir acessar o site e se inscrever para receber os ingressos, cada passo demorava pelo menos meia hora, devido à grande demanda de acessos. Aparentemente, depois de duas horas a HBO procurou tentar melhorar o acesso ao site e tentar desafogar tudo.

    Mas, quem conseguiu ingressos, com certeza será uma pessoa feliz. Aqui vai uma lista completa do que poderá ser visto na exposição de GoT:

- Trajes como os vestidos magníficos, armaduras e as roupas de Oberyn Martell, um personagem novo na Quarta Temporada da série.
- Acessórios como tiaras e jóias.
- Armas confeccionadas para dar mais realidade ao mundo medieval de Westeros, como lanças, adagas e espadas.
- Dragões e ovos (Daenerys curtiu isso).
- Livros, cartas, mapas, bandeiras das casas, e váaaarias outras coisas.
- Além de uma parte interativa, onde os fãs se sentirão dentro de Westeros, poderão tirar uma foto com o Trono de Ferro e ainda farão um passeio pela Muralha, tendo a mesma sensação que nosso queridíssimo Jon Snow.



(Será? Esse é um dos 'finais' mais esperados para muitos fãs de Daenerys Targaryen, a jovem conquistadora, mãe dos dragões. Na realidade, ela é uma das que estão lutando para conquistar esse trono tão arisco e desejado. Seus outros adversários - Cersei, Stannis... - também têm ótimas chances. Será?)


    E quem está interessado em começar a série de televisão, a HBO já se encontra pronto para transmitir a quarta temporada da série, que é baseada no quarto livro da série - O Festim dos Corvos. Estão todos extremamente ansiosos para assistir aos episódios, especialmente depois que seis títulos foram divulgados ('Two Swords'; 'The Lion and The Rose'; 'Breaker of Chains'; 'Oathkeeper'; 'First of His Name'; 'The Laws of Gods and Men').

    É impossível não sentir vontade de rever Arya Stark, Daenerys Targaryen ou Jon Snow nessa incrível série de fantasia complexa, interessante e muito, muito envolvente.

    Sobre a exposição de Game of Thrones, teremos mais notícias sobre ela quando estivermos mais perto da exposição, em si. Espero que tenham curtido, e que estejam muito ansiosos para tirar a famosa foto com o Trono de Ferro!



(e, claro, eu precisava pegar o maior lema da série e colocar junto da imagem das duas casas com mais fãs. O lobo dos Stark e o dragão de três cabeças dos Targaryen. É fato que o fandom de GoT tem muito mais fãs nessas duas casas, afinal de contas, os personagens com mais POV's - desde o primeiro livro - são os Stark e a prometida, a conquistadora, a mãe dos dragões, a etc, etc, etc, é Targaryen).

    Espero que tenham gostado da matéria. Tentei escrever o mínimo possível sobre a série, em si, e me focar mais na exposição e seus itens interessantes, mas é muito impossível ignorar o mundo maravilhoso de Martin. Westeros, os Dragões, Pra-Lá-Da-Muralha, a Muralha... Tudo é maravilhosamente fantasioso e real.

    Ainda não temos nenhuma resenha aqui sobre os cinco livros de As Crônicas de Gelo e Fogo, ou nem mesmo sobre as temporadas da HBO, mas aviso que isso será por pouco tempo. Estou pretendo reler As Crônicas de Gelo e Fogo e escrever resenhas elaboradas - sem spoilerssss!!!! - e sobre esse mundo incrível.

    E pro povo que vai começar agora, eu só digo uma coisa: "Que R'hllor os abençoe e os proteja de sentimentos sobre personagens, porque a série é escura e cheia de mortes".

Brace yourselves. Winter is coming.

0 comentários :

Postar um comentário