4 de julho de 2015

100 Pensamentos Escritos



Essa é uma resenha diferente de todas as outras pelo fato de ser sobre um livro de poesia, e não um outro livro de narrativa, uma distopia, uma fantasia triste. Além disso, é o primeiro livro de poesia que eu realmente leio [passo por cada poema devagar, saboreando cada letra... Sentindo, ou tentando sentir, o que a autora passou pro papel] e o primeiro que irei resenhar - por isso, já aviso: não estou especialista em poesia -q

Acho que alguns já viram no facebook do BeeGeek um post sobre a Bia Villela; 14 anos e este é seu primeiro livro! Que sensacional! Admito que meu sonho de consumo, aos 13 anos, era publicar um livro aos 14 [mas eu não tinha livro ou ideias, então... Seria difícil. Risos] e essa mocinha conseguiu! Eu acho isso fantástico. Uma pessoa tão jovem [pra mim, é] já ter publicado algo e, ainda por cima, algo de qualidade.

Ao pegar no livro pela primeira vez [ou, ao abrir o arquivo, no meu caso hehe], talvez algumas pessoas fiquem receosas. "Mas ela só tem 14 anos... Deve ser infantil...". E isso é impressionante: não o fato dela ter 14 anos e já ter publicado; mas o fato dela ter 14 anos e ter escrito algo tão... grande. Profundo, como um oceano infinito.

Vamos à resenha, porque eu estou ansiosa para dizer o que achei! E para ficar mais justo, eu digo: não curto todo tipo de poesia. Sério. Não consigo me conectar a todas as poesias existentes e, pra eu gostar de poesia... A coisa tem que ser realmente boa.

"Às vezes precisamos abandonar as coisas que amamos, não por nós, mas porque elas precisam ser abandonadas."

"Todos nós lemos poesia, uma metade entende e a outra não. No entanto, viver a poesia é para poucos. Os sentimentos sempre foram complicados e complexos demais para ser entendidos. Neste livro, essa tempestade se transformou em poesia nas mãos de uma garota que, em meio a decepções, amor e tristeza, encontrou um refúgio nas palavras" - Bia Villela

Autora: Bia Villela
Editora: Chiado.
Ano: 2015 [3 dias atrás! :D]
Idade da autora: 14 [omg] -q mentira, essa categoria não existe HUEUHE

E aí, aconteceu de eu esbarrar, de repente, nessa mocinha com seu livrinho ainda não publicado. Um amigo nosso em comum [cof~ Dêner B. Lopes cof~] me indicou o livro, me mandou o facebook da autora e no mesmo momento, eu comecei a fuçar [stalkear, nos termos técnicos] e achei a incrível página do livro. Nesse momento, eu não tinha acesso à nada; numa uma poesiasinha que seja.

E eu adorei a capa. Que capa linda. Claro, vocês já devem imaginar que eu falaria da capa [PORQUE EU ADORO CAPAS BONITAS, GENTE. COMPRO LIVRO PELA CAPA MESMO, E DAÍ], mas apesar de saber que vocês sabem que eu adoro capas... Eu preciso elogiar esta capa. Sério! Ela é linda! Mesmo sem indicação, sem nada, eu compraria de olhar a capa.

[e porque ela também se chama Ana Beatriz! Que fabuloso :v]

De qualquer modo. Pós-capa, eu finalmente abri o livro, mas não comecei a ler de imediato. Quer dizer, eu não tenho a menor experiência em julgar poesias, em julgar livros DE poesias, então como eu poderia resenhar esse livro? Como eu poderia ser justa? Ignorando essas questões filosóficas, comecei a ler assim mesmo.

Sabe, eu quero dizer logo que: eu adorei o livro. De verdade. Muito mesmo. Eu quero TER na minha estante e eu não me importo em gastar dinheiro comprando [observem como eu adorei. Não gosto de gastar dinheiro -q].

E depois de ler tudo, eu cheguei à conclusão de que o melhor meio pra se julgar uma poesia, um poeta, é se aquelas palavras escritas tocaram o leitor. Se fizeram o leitor refletir, se passaram pelo menos algum sentimento. Pra mim, poesia tem que ser isso [por isso eu normalmente não leio muitas poesias, porque a maioria não me toca :/], e eu sinceramente admito que fiquei com receio de não sentir nada. De passar pelas páginas, terminar o livro, e ficar: "ok... Escreve bem, mas não senti nada! Não me identifiquei porque, afinal de contas, eu nem tenho mais 14 anos... Pff, 20 anos na cara".

Com satisfação, eu digo que eu estava extremamente errada!

Quando você começa a leitura, sente que está segurando um livro. Quando termina, parece que está sentado ao lado da garota; a menina que ama, que fica triste, que passou por poucas e boas... E ao ler... Parece que você conhece a autora, dá uma vontade louca de dar um abraço nela [!!!!!!!], mesmo que você nem faça ideia de quem ela seja ou onde mora ou se gosta mais de azul do que de verde, se o cabelo dela é loiro, castanho ou pintado, se ela tem olhos azuis, se prefere a Marvel ou a DC...

Cada poesia transmite sentimentos genuínos, comuns, de todas as pessoas, e conforme a leitura avança, de poesia em poesia, a pessoa toma forma. A garota surge ao seu lado, aos pouquinhos, a imagem tomando foco... Cada amor passado, cada memória apagada que ela sustenta, cada reflexão sobre a morte... É um pedaço da autora que você ganha.

E eu... Amei.

As poesias são maravilhosas. De verdade. Como a Bia me explicou, não são "finais felizes". Elas são tristes, de uma forma natural. Porque como a autora diz, nós sofremos mais do que somos felizes. Cada uma delas é digna de sua forma, de seu jeito. Claro, há poesias mais "fofas" do que outras [e admito que não me conectei tanto assim a elas], mas as outras... São ótimas!

Quero destacar algumas, por motivos de sim, como: "Sádico" [GENIAL!], "Solidão", "Talvez Seja Isso", "Ultimamente", "Um Porre de Poesia e Amor", "Morte", "Um Céu Com Estrelas", "A Tristeza do Mundo", "Choro", "Quando Eu Me For" [toma um abracinho :3 ], "Ainda Te Amo", "Nada É Para Sempre"... Eu queria poder destacar e falar particularmente de cada uma delas, e especialmente das outras que eu também destaquei [porque eu destaquei várias! Foram 31 destacadas, no final. Perfeitas; Ao final do texto, colocarei todos os títulos dessas poesias, pra vocês procurarem também :D].

É que cada uma delas me tocou de várias formas diferentes. Eu sentia o mesmo que a Bia... Ou eu lembrava de alguma coisa, e às vezes eu até imaginava o que será que ela usou como inspiração... Que música ela estava ouvindo na hora... O que tinha acabado de acontecer... Pelo que ela já passou, tendo somente 14 anos e tantas palavras lindas explodindo dentro dela, como fogos de artifício.

Algumas me fizeram lembrar de Under the Water ["Caindo e Desistindo" e "Descuido"] pela sensação que me deixou... Senti como se estivesse afundando... E normalmente eu sinto isso ao escutar a música. E, gente, eu achei incrível uma poesia me deixar da mesma forma que uma música [eu amo música]!

[Também teve uma que me lembrou Daenerys e Drogo, porque "meu Sol, minha Lua". Risos. "Um Céu com Estrelas"].

Se eu pudesse, faria uma melodia para cada poesia, passaria para meu celular e escutaria o dia inteiro! De verdade. É como... uma música da Clarice Falcão; uma letra que parece um poema, e uma melodia ótima! E eu só fiquei assim uma vez, com poesia: Clarice Lispector. De todos os poetas que eu já passei por, a Clarice me conquistou de verdade.

E as poesias da Bia também.

Eu realmente recomendo a leitura; comprem o livro e leiam. Parece uma história feita em poesias: uma garota que ama, e então passa por várias decepções, e tenta amar novamente, e cai, demora a se levantar, reflete sobre si mesma, se decepciona... Ama... Se frustra... E nesse ciclo vicioso, nasce esse livro.

Leiam. Só isso; leiam.

Pra conhecer mais da Bia Villela, vocês podem acessar o facebook dela; ou esperar pelo post de PARCERIA, porque a Bia é nossa mais nova parceira do blog [tem outro, mas é segredo ainda -q].

Pra comprar ou conhecer o livro, vocês acessem o facebook do livro ou site da Chiado.

[Lista dos meus poemas favoritos:
-Mar de Rosas
-Descuido
-Melancolia
-Sádicos
-Solidão
-Caindo e Desistindo
-Lembranças de um Amor
-Se eu Lhe Pedisse
-Ultimamente
-Talvez Seja Isso
-Morte
-Um Porre de Amor
-Um Céu com Estrelas
-No Fim É Isso
-A Tristeza do Mundo
-Choro
-Amor e Atenção Não se Implora
-Quando eu me For
-Olhares Chorosos e Sorrisos Tristes
-Ainda te Amo
-Nada é para Sempre
-Palavras e Sentimentos Cruzados
-Loucura dos Desconhecidos
-Incerteza do Amor Poeta
-Ponto de Vista
-Lembranças Nostálgicas
-Morte Súbita da Vida
-Uma Dose de Poesia e Amor
-Viver e Morrer
-Olhares Falecidos
-Ser Apaixonado Não é um Problema
-Transtorno ]

0 comentários :

Postar um comentário