25 de abril de 2015

Insurgente, o Filme





É, sei que estreou há algum tempo, mas eu preciso admitir que não era o filme que eu mais queria ver na face da Terra depois de ouvir tantos comentários negativos. Acho que eu ouvi tantas coisas - desde "A Tris ficou horrível de cabelo curto" até "o filme não tem nada a ver com o livro" e "uma bosta" - que isso meio que me deixou cabrera com o filme.

De qualquer forma, após ver Cinderella, eu e a família resolvemos ver Insurgente, ao invés de Vingadores, o que me deixou meio triste.



Eu acho meio impossível alguém NÃO SABER do que se trata Insurgente/a trilogia Divergente, como um todo, mas sempre existe alguém assim, então eu farei o favor de explicar:

Divergente é uma trilogia distópica que fala sobre a cidade de Chicago, que é dividida em um sistema de facções. Há cinco delas: Audácia [onde as pessoas usam preto e são tão corajosas que se atiram de trens em movimento, correndo o risco de quebrarem seus pescoços]; Amizade [onde as pessoas usam vermelho e amarelo e parecem "amaconhadas" o tempo inteiro]; Abnegação [onde as pessoas usam cinza e são tao altruístas que praticamente não têm opinião/vontade própria]; Erudição [onde as pessoas usam azul e são tão inteligentes e eruditas que se acham arrogantes]; e Franqueza [onde as pessoas usam preto e branco e são tão francas que chegam ao nível da falta de sensibilidade para com o colega].

Nessa sociedade, você só pode pertencer a uma dessas facções. Os que têm características para mais de uma são chamados Divergentes, e há vários níveis de divergência. Para a sociedade, eles são um perigo. Beatrice Prior, a protagonista, é uma divergente - entre audácia, erudição e abnegação - e aos 16 anos escolhe ficar na Audácia, contrariando seus pais, da abnegação, e seu irmão Caleb, que parte para a Erudição.

Acontece que, em Divergente, as coisas ficam meio feias porque o povo da erudição se acha mais inteligente e qualificado para o poder e resolve tomar o poder à força, controlando com um soro de simulação os integrantes da Audácia e fazendo todos materem o povo da abnegação. Nisso, a Tris - que é divergente, e por isso não é controlada - salva seu namorado Tobias [Four] e, depois de muitas perseguições, mortes e cenas de luta, acaba vendo a mãe morrer e mata seu amigo, Will, que estava sendo controlado pela simulação.

Eles pegam o trem e fogem para a Amizade.

E é aí que começa nosso filme.


É, claro, nós que lemos o livro somos chatos porque ficamos comparando uma coisa com a outra, e isso não tem nada a ver porque o filme não pode ter tudo o que tem o livro, porque senão as pessoas ficariam 8h sentadas no cinema... MAS VAMOS LEMBRAR QUE É UMA ADAPTAÇÃO, OK? E O PAPEL DE UMA ADAPTAÇÃO É ADAPTAR O LIVRO PRO FILME. E NÃO MUDAR COISAS SEM SENTIDO.

Obrigada.

A minha revolta tem sentido, povo humano que me lê agora, porque sinceramente, Insurgente foi um filme relativamente nada a ver com o livro. Mas vamos começar por partes:

Em primeiro lugar, temos nosso digníssimo elenco. A mesma Tris de sempre, o mesmo Tobias de sempre, a mesma Jeanine de sempre... O povo permanece sendo o mesmo, e os novos do elenco [como a Octavia Spencer, que fez aquela maluca lá líder da Amizade, cujo nome e participação é tão insignificante nesse livro que eu sinceramente ignorei completamente sua identidade] fizeram muito bem seus respectivos papeis.

Agora...

Começamos com a fazenda da Amizade; lugar bonito, calmo, cheio de "hippongas" vestindo vermelho e amarelo [péssima combinação de cores, aliás. Odeio] e agindo como se cagassem pro que acontece em Chicago - porque, na realidade, eles cagam mesmo.

E é aí que está o problema. Todos nós que vimos/lemos o Divergente, sabemos que cada facção possui um soro especial: Abnegação - soro da memória; Franqueza - soro da honestidade; Erudição - soro da morte; Audácia - soro da simulação... E amizade - soro da paz.

Cadê o raio do soro da paz nesse filme? [Ele aparece no livro, gatos, e é importante porque ele mostra que a querida Johanna (?) é tão manipuladora quanto a Jeanine].

Essa foi a primeira questão que me veio à mente enquanto via o filme. A segunda questão foi: por que a Tris está querendo dar porrada em todo mundo? Gente, a garota fica tão relax no segundo livro.

[Observem essa Tris. Que garota louca. E, pelo que me lembro do segundo filme, ela não fica loucona querendo bater em todo mundo não. ALIÁS, ESSAS SIMULAÇÕES PRA ABRIR A "CAIXA" NEM EXISTEM, RISOS].

Essa foi outra coisa que eu não podia deixar passar. A Tris, em Insurgente, passa por uma mudança de personalidade forte. É a transição dela da "garota de cabelos grandes da Abnegação" para a "garota de cabelos curtos, Divergente". Ela não quer dar na cara de todo mundo; ela fica muito mais madura.

Então, na cena do trem, no filme, em que a Tris "puxa briga" com um maluco lá sem-facção... Não aconteceria nunca. Porque a Tris não é idiota, porque a Tris em Insurgente não faria isso. Porque ela é madura demais para puxar briga com um maluco qualquer no meio de um trem qualquer.

De qualquer forma, isso nem me irritou tanto. E devo admitir que eu adorei as cenas de ação [mesmo uma parte delas, incluindo este gif acima, não existindo no livro. Risos], porque ficaram bem feitas, cheias de efeitos especiais incríveis e sequências impressionantes - essa mulher se jogando aí do prédio?!?!? Tá louco, rapaz.

Aliás, preciso dizer que eu fiquei espantadíssima quando, no meio do filme, minha mãe me diz: "essa mulher está tão envelhecida, nem parece que fez a Rose, do Titanic". Se referindo à Jeanine.

[Primeira reação. Reação eterna]

E, não, eu não sabia que ela havia feito Titanic porque eu nunca vi Titanic [NÃO VI MESMO], da mesma forma como Cinderella, ontem, foi meu primeiro filme da Cinderella [FOI MESMO] e eu precisei fazer um review com as minhas amigas sobre a história da Cinderella porque eu não sabia a história da princesa toda, nem sabia que o nome dela não era Cinderella [!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DESDE QUANDO A CINDERELLA SE CHAMA ELLA??!?! A MADRASTRA TEM NOME?!?!?!].

Enfim.

Em todo caso, fora esses SURTOS DE PSICOPATIA AGUDA da Tris que em nada combinam com a sua personalidade em Insurgente-Livro, e as mudanças GRAVES no roteiro [pra quem viu o filme: sabem aquela caixa que você tem que fazer as simulações de cada facção? É, não tinha simulação nenhuma pra fazer. Era só abrir aquela budega e fim. E sabem o final da Jeanine? É, ele acontece antes, em outra situação que o filme não mostrou. E sabem a decisão tomada pelo Tobias, sobre a caixa e sua mensagem? É, foi a Tris e ninguém ficou feliz com isso não], eu até que gostei do filme.

Só gostaria de reclamar sobre o final.

O final não tem nada a ver. NADA. NA. DA.

NADA.

CADÊ O FINAL DO INSURGENTE? CADÊ? GENTE, NÃO TERMINA ASSIM NÃO. DÁ REC NESSE TROÇO.

Agora eu quero só ver como eles vão fazer pra Convergente, porque eles deram uma escorregada BONITA no final do Insurgente e, sinceramente, eu não faço IDEIA de como eles podem começar o Convergente, porque não tem nada a ver. Risos. Sério, quem leu Insurgente... Pode ficar revoltado no final [escreva sua revolta aqui nos comentários, abiga] porque não tem absolutamente nada a ver.

[Aquela cena final mostrando a manada de humanos e a muralha?Pff, nem vem. Aliás, sempre que mencionavam "Wall" eu pensava em GoT. Obrigada, HBO, trollando meus filmes].

Então, é isso. Eu dei 3,5 no filmow porque, sinceramente, que diabos de final RIDICULO foi esse, mas eu gostei das cenas. Claro, a maior parte delas nunca daria certo na vida real/um filme do George Martin ou do Stephen King, mas fazer o quê?

[Observe isso Brasil. Sinceramente, isso nunca daria certo. NUNCA. Deu uma sorte do inferno. Vai se ferrar]

Mas, de qualquer modo, foi um bom filme. Eu sinceramente espero a continuação, porque eles estão muito ferrados depois desse final sem sentido nenhum com a história. E eu quero VER O CIRCO PEGAR FOGO.

Para quem ainda está meio fora do ar, Convergente será dividido em duas partes [porque dinheiros] e a primeira parte vai estrear em 2016. Vamos rezar pelo bom senso dos diretores, até lá.

Obrigada, de nada.

Termino esta resenha com um gif da Jeanine/Rose, porque eu ainda estou chocada com o fato da mulher ter feito Titanic.

[Apesar de tudo, a caixa ficou maneiríssima]

~ biacinha

0 comentários :

Postar um comentário