31 de agosto de 2014

Seablue [Raquel Pagno]



    E dando continuidade ao Dia da Pagno, aqui estou eu escrevendo a resenha de Seablue! Um dos romances de Raquel, que conta com uma capa especialmente bonita. Eu simplesmente adorei a capa desse livro, falo muito sério, e gostaria muito de tê-lo em minha estante [Raquel, isso não é uma indireta. É uma direta mesmo, QQ risos].

    Aliás, eu gostaria de comentar agora o segundo motivo para estar fazendo isso que, na verdade, é um dos motivos especiais: além de não ter resenhado NADA dela ainda, eu queria fazer uma coisinha especial para 1) agradecer por ter sido leitora-beta de um dos livros dela, e ter sido chamada para ser novamente beta-reader da autora [você é uma fofa] e 2) por ela não ter ido à Bienal.

    Raquel, eu sei como é. Sei mesmo. Queria muito ter ido na Bienal.

    E quando vi os posts dela no facebook ["poxa, queria ir na Bienal, mas fazer o que?"], eu pensei: nada melhor para alegrar um autor, do que fazer um Dia para ele no blog! E aqui estamos com a segunda resenha do Dia da Pagno!

    Mergulhem no mundo de Seablue!

"Eduardo levava uma vida simples e tranqüila, até o furacão Daniele passar por ela. Nunca imaginara sentir-se tão apaixonado e menos ainda que em tão pouco tempo estaria de casamento marcado com Daniele Cascais, filha do grande ator Rudson Cascais. Até mesmo a viagem de lua de mel já estava marcada. Passariam abordo do Seablue, o terceiro maior transatlântico do mundo. Tudo estaria perfeito se não fosse pelo mau pressentimento que assolava Eduardo dias antes do embarque. Estaria apenas ansioso pela proximidade da viagem e do casamento? Daniele afirmava que sim. Sabia que Eduardo nunca tinha feito uma viagem tão demorada e não se sentia bem por ter que deixar a escola de música nas mãos de terceiros. Mesmo assim ela decidiu convencê-lo a relaxar. Ela sempre o convencia. Em outro ponto de São Paulo, morava Joana, uma jovem que viera do interior para estudar arqueologia, com o sonho de viajar o mundo e desvendar os mistérios da humanidade. Na faculdade, fez amizade com Brigite, que apesar de meio aloprada, não era má pessoa e que acabou por levar Joana até Igor. Apesar dos protestos do pai de Joana, Igor pretendia pedi-la em casamento, surpreendendo-a com o pedido e as passagens para um a inesquecível viagem a sós. Um dos sonhos de Joana seria finalmente realizado, embarcariam em uma semana no Seablue. Seria perfeito! Como ela sempre sonhara! Mas eles não contavam com as traquinagens do destino, que inesperadamente colocaria as vidas de Joana e Eduardo em xeque e faria com que Daniele e Igor aprendessem a conviver e superar os obstáculos causados pela solidão e pela dor de perder um amor verdadeiro."

Editora: Chiado Editora
Ano de Lançamento: 2012
Número de Páginas: 270
Lido em PDF
Página no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/248778-seablue
      O livro começa nos introduzindo no mundo desses dois casais: Eduardo e Daniele, Joana e Igor. Dois casais aparentemente normais, mas que vivem em mundos bem diferentes [o da riqueza gerada pela fama, a música, toda aquela coisa de Eduardo com Dani, e o mundo mais 'calmo', comum, de Joana e Igor, com a garota que vem do interior pra viver na cidade grande, o cara dono de uma simples lanchonete, etc e tal].

    Acho que desde o primeiro momento, o leitor já se interessa justamente pela capa. Não é algo muito 'comum', mas eu gosto muito desse efeito de fumaça, dessa coisa toda misteriosa e tudo mais. Me lembra muito Alice, por conta da Lagarta - o Absolem - que soprava aquela fumaça na cara dela e tal. Ok, não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra, mas eu amo esse efeito e achei a capa sensacional.



    Eu preciso dizer que entrei nessa história com um relativo medo do que poderia encontrar. Não que eu estivesse esperando uma escrita ruim ou um enredo péssimo, mas só estava com receio mesmo de encontrar as paixões avassaladoras que surgem do além ou qualquer coisa nesse estilo. Confesso que não me decepcionei tanto assim, na verdade, fiquei até bastante surpresa com um certo desenrolar da história e com algumas atitudes de personagens, mas isso fica para mais a frente nessa resenha.

    Aqui nós temos esses quatro casais. E todos eles pretendem fazer a viagem dos seus sonhos para o cruzeiro Seablue. Só que, claro, muitas coisas pretendem acontecer para atrapalhar a viagem desses jovens e, entre essas coisas... Um naufrágio.

    Eu preciso dizer que eu fiquei extremamente feliz quando vi que, além dos casais JÁ ESTAREM formados, também teria esse empecilho do naufrágio. Achei simplesmente maravilhoso ver que algo de ruim, de muito ruim, iria acontecer e que iria talvez matar todos eles, ou matar alguns deles, enfim. Seria TÃO sadicamente maravilhoso!

    E acho que a Raquel conseguiu, pós-naufrágio, suprimir todas as minhas expectativas. O drama, a coisa toda de desaparecer e quase morrer, e todas aquelas coisas ruins e dramáticas que acontecem em livros. Claro, como uma pessoa muito sádica e dramática, eu acho que poderia ter mais drama, mais mortes, mais sangue... [RISOS], mas eu tenho um pé na tragédia, então, me ignorem.

    Além do que, eu realmente gostei de já ver os casais formados. Ao menos no início fiquei muito realizada, pois com os casais já completos não teria aquela coisa de "paixão avassaladora que surge do além" entre eles, e isso seria simplesmente fantástico - claro que, de um jeito ou de outro, Raquel daria um jeito de enfiar o romance dela na história e, enfim, eu não gostei, mas é dela... Não é uma crítica, só uma pontuação em sua história.


    Aqui nós temos pontos de vista variados, com Edu, Dani, Igor, Joana, e alguns outros diferentes também, mas que sempre rondam esses quatro personagens. História em terceira pessoa, e uma narrativa bem construída e também com a tabulação bem feita - gosto das tabulações dos livros da Raquel, não são cansativas para se ler.

    E claro que eu tenho, preciso, DEVO pontuar o final dessa história. Certamente que não terá spoiler, isso é óbvio, mas eu só gostaria de dizer que eu simplesmente ADOREI ver que tudo saiu diferente de como eu já estava imaginando! Quero dizer, da metade para o final, eu tive uma clara ideia de como o livro terminaria, e então... BAM! Tudo diferente do que eu poderia ter imaginado [quer dizer, diferente se comparado com o que eu já estava pensando naquele momento].

    Achei muito digno e tinha que comentar isso. Sério. Raquel, você está de parabéns, minha querida parceira. Eu adorei!

    E também gostei muito do clima da história, em si. Em algumas partes eu lembrei bastante "O Náufrago", filme com o Tom Hanks [bastante famoso, na verdade], e achei bem legal essa correlação. Enfim.

    Acho que a única coisa que eu gostaria de pontuar, negativamente, é a questão da paixão que, pra mim, não foi nem um erro da autora ou algo "ruim". É só a minha opinião, risos, não gosto de romances avassaladores.



    Eu acho que esse livro merece uma chance, porque dá para ver que claramente Raquel mudou muito sua narrativa desde este, passando por Legado e chegando até Herdeiro da Névoa [próxima resenha]. E também por conta da capa, que imaginando em um livro físico... Ela bem lustrosa, com um livro pequeno e compacto (tipo os livros de Divergente)... Eu certamente que iria me interessar.

    Fiquem ligados, porque após as resenhas teremos o anúncio de uma surpresa relacionada aos livros da Raquel! Fiquem atentos!

    Até,

    Ana

4 comentários :

  1. Ana, obrigada pela resenha!
    To chique, com um dia só pra mim aqui no blog. U_U

    Bom, primeiramente queria deixar claro que vc me abriu os olhos pra uma série de coisas que eu faço nas minhas narrativas e não percebo. pontos em comum em todas as histórias, as paixões avassaladoras, entre outras. Só tenho a agradecer!

    Como beta, é justamente isso que um autor precisa: alguém que não tenha receio de apontar as falhas, pois é muito difícil julgar o que a gente mesmo escreve.

    Fico contente que tenha gostado de alguns aspectos do livro. Também acho que evoluí muito na escrita, desde então. Pra quem não sabe, Seablue foi meu primogênito. ;)

    A versão brasileira está chegando, re-revisado e de roupa nova! Acho que também ficará bonito na sua estante! hehehehe

    Adorei a resenha! Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Raquel, que isso, você merece váaarios dias especiais no blog!!

    E, bem, acho que mesmo sendo resenhista, eu não consigo deixar de lado esse meu lado "leitora-beta" HAHAHHA Mas acho que quando apresentamos um livro assim, na íntegra pros leitores [mostrando seus altos e baixos], eles se sentem ainda mais tentados a comprar o livro, justamente por verem algo tão... sincero sendo mostrados. Além do mais, se eles sabem que quando eu não gosto, eu falo mesmo, eles também dão muito valor aos meus elogios ;D

    E Seablue merece ser comprado por todos os leitores!! :D

    E, opa!, versão brasileira... Estou ansiosa pra ver a capa! Eu amei essa portuguesa, imagino como ficará a brasileira!

    Obrigada, novamente, e até ^^

    ResponderExcluir
  3. ownt. Que surpresa saber que meu livro e eu estamos aí num espacinho pequeno e lindo! *-/ Obrigaado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não precisa agradecer! Seu livro merece espaço sem sombra de dúvida!

      :DD

      Excluir