31 de agosto de 2014

Herdeiro da Névoa [Raquel Pagno]




    E, finalmente, a última resenha do Dia da Pagno! Aliás, esse certamente será uma das melhores resenhas porque eu simplesmente ADOREI esse livro, mesmo, desde a escrita até a história e, é engraçado, porque esse livro foi um dos poucos que me fez amá-lo e odiá-lo ao mesmo tempo - por questões diferentes.

    Não sei exatamente o que dizer, porque eu amei tudo, desde a escrita até a capa, passando pelos personagens instigantes e misteriosos e os detalhes sutis e indiscretos. Acho que esse é um dos maiores sucessos da Raquel, sem dúvida alguma, e que me faz esquecer do romance meloso de Legado de Sangue, me faz deixar de lado Seablue e me faz desejar ter esse livro na minha estante [outra direta, Raquel, risos qq].

    Certamente que vocês irão concordar comigo: a capa desse livro é muito bonita, mesmo. Adorei as cores, os tons utilizados e o "efeito de névoa" que combina perfeitamente com a escrita e com todo o clima da história.

"Inácio Vaz mal podia acreditar no sonho que se realizava. Acabara de chegar à Paris com algumas moedas no bolso e a grande vontade de se tornar advogado. Depois de ser surpreendido pela beleza de Chloé Champoudry, enquanto esperava pela entrevista que lhe garantiria a bolsa de estudos na Sorbonne, e encantado pela garota dos cabelos de fogo, trocara equivocadamente Direito por Artes, para poder estar em sua companhia. Desesperado por ter abdicado do sonho, Inácio descobre que seu nome não consta em nenhuma das listas de matrículas. Disposto a esclarecer o mal entendido, não percebe que seus documentos foram trocados. O rosto na foto é seu, mas o nome, de outro. Stephen, seu colega de quarto, tenta convencê-lo a assumir a nova identidade. Os documentos pertencem ao herdeiro da dinastia Roux, um milionário desaparecido sem deixar rastros. Preso em um leque de mentiras e suspense, Inácio trava uma luta com sua própria consciência, enquanto apaixonado, procura pela garota que lhe roubara o coração. "

Editora: Chiado Editora
Ano: 2013
Número de Páginas: 256
Página do Skoob:http://www.skoob.com.br/livro/309298-herdeiro_da_nevoa

    Acho que eu realmente deveria ressaltar que esse é um dos melhores livros da autora, justamente por conta da maravilhosa escrita dela, que nos faz entrar nesse clima de suspensa, de mistério e, literalmente, de névoa.

    Como sempre, também, eu gostaria de dizer que adorei a estrutura do texto, a tabulação e a fonte, enfim, adorei tudo. Nada cansativo, leve e muito 'limpo' para os olhos - os parágrafos não estavam acumulados um em cima do outro, as letras não são pequenas demais e muito claras. Realmente gostei muito. Gosto de ressaltar esse tipo de coisa.

    Mas, claro, acho que em primeiro lugar eu gostaria de dizer: aos amantes da França, e de décadas passadas, esse é um dos livros mais perfeitos. Afinal de contas, esse livro se passa na França e em algumas décadas atrás! Então, povo, vocês irão amar. Além disso, a gente tem muito mistério e coisas sobrenaturais encaixadas nessa história - sem vampiros - e acho que vocês também irão amar por conta desses outros fatores.


    Começamos com nosso protagonista, Inácio, um rapaz brasileiro e simples, que vai estudar direito em uma das melhores faculdades da França. Tudo parece bem, parece normal e zen (QQ), quando Inácio vai fazer sua matrícula no tal local e, inesperadamente, esbarra em uma mulher maravilhosa, ruiva e espetacularmente atraente, chamada Chloé Champoudry.

    Nesse momento, eu certamente pensei: ótimo. Eles terão uma paixão avassaladora, entediante, e que vai me encher a paciência. Mais uma história com um clima incrível perdida para o amor nojento açucarado.

    Eu não poderia estar mais maravilhosa, incrivel e fantasticamente enganada!

    Tudo parecia terrivelmente perdido quando, de repente, é revelado ao nosso querido protagonista que sua Chloé, a garota que ele viu, conversou e inclusive beijou, estava nada mais, nada menos que irremediavelmente MORTA!

    E é aí que Raquel prende nossa atenção para sempre, e nunca mais conseguimos sair do livro. Morta? Como assim morta? Que diabos está acontecendo? NÃO ENTENDO MAIS NADA. E começamos a ler desesperadamente, porque em cada página, cada parágrafo temos mais pistas, menos pistas, e novas revelações sobre tudo o que acontecia e girava em torno da família Champoudry e de François.

    É nesse meio tempo que nosso protagonista descobre que se parece, e muito!, com um rapaz chamado François e resolve assumir sua identidade. Aliás, Raquel nos revela outra "coincidência": Chloé e François eram namorados.

    A partir daí, eu prometo, a história só tem a melhorar e a crescer. Falo muito sério. Vocês viram nas outras resenhas da Raquel que eu realmente falo quando não gosto de algo, e realmente aponto questões erradas [como chegou a acontecer nesse livro], não somente de lógica da história, mas também historicamente erradas, ou, enfim, coisas do gênero. Mas eu realmente digo: a história é uma das melhores da Raquel, com a melhor escrita, o melhor enredo, o melhor tudo!

    Os personagens são misteriosos e quando eles parecem muito simples, são na verdade complexos e extremamente profundos, cheios de segredos e mistérios e revelando fatos que nunca teríamos imaginado. Na realidade, acho que minha cabeça deu 'n' voltas de 180º durante a leitura - cheguei a ficar praticamente tonta.

  
    Dando uma atenção especial à escrita de Raquel, eu repito que ela está realmente muito boa. Não há momentos - como em Legados de Sangue - que ela decai e então volta a escrever bem. Não! Ela permanece no mesmo nível de escrita durante todo o livro, o que me agrada bastante, e continua sempre com o clima de névoa...

    Aliás, acho que nunca vi um título mais apropriado para um livro: Herdeiro da Névoa. Quero dizer, realmente, durante todo o livro eu tive a sensação de estar vendo tudo através de uma névoa. Eu nunca conseguia entender exatamente o que estava se passando [não que as coisas tenham sido demonstradas de uma forma confusa, ou escritas de uma forma ruim], como se eu realmente não conseguisse enxergar a verdade! Eu me sentia justamente como Inácio. Exatamente como ele, e, se essa foi a intenção de Pagno, eu digo que ela acertou em cheio!

    Além do clima, da escrita e do enredo, eu também gostaria de ressaltar as descobertas e os mistérios que estavam ali embutidos desde o começo, mas que eu nunca consegui enxergar. Quero dizer, as respostas mais óbvias estavam o tempo inteiro em nossos rostos, mas não conseguiamos ver nada além da história, em si! Ficou realmente incrível! E nisso eu me refiro a François, a Inácio, a Chloé - a defunta - e todo o restante.

    E acho que nesse livro eu já posso ressaltar as diferenças para Legado de Sangue e Seablue. No primeiro, tivemos um clímax demorado e que, quando chegou, durou duas a três páginas, e em Seablue tivemos uma história boa, com um final relativamente surpreendente. Aqui, já vemos as diferenças: o clímax é no ponto exato na história - nem muito cedo, e nem tarde demais - e demora também o tempo certo. A história tem um final pra lá de surpreendente [e nem imaginável, aliás], e que também termina no ponto certo.

    Resumindo: ela acertou MUITO aqui.

    Aliás, eu gostaria de me desculpar com ela porque um dos elementos de sua história contém um pentagrama invertido. Durante a leitura, eu somente visualizei a imagem COMUM de um pentagrama que, no caso, seria a representação da Deusa, da feminilidade etc, etc, etc. Enquanto que o pentagrama invertido é usado na religião satânica, representando o Reino de Satanás. O caso é: eu achei que, como todas as outras pessoas do mundo, Raquel estava cometendo o terrível erro de confundir o pentagrama comum com o pentagrama invertido e, enfim, por conta disso sua história perdeu alguns muitos pontos comigo.

    Agora... Eu vejo que o fato de ser um pentagrama invertido passou despercebido por mim e, assim sendo, eu mesma errei em minha análise. Assim sendo, eu peço desculpas por isso.

    Mas teve outra coisa colocada na história que realmente estava errada, e que colocada na bruxaria não tem significado algum com Satanás, enfim, mas para explicar eu teria que dar muitos, muitos spoilers sobre essa história. Por isso, somente digo isso.


    Assim sendo, terminamos por aqui nossas três resenhas de hoje no Dia da Pagno! Em breve... Irei anunciar nossa surpresa, que terá a ver com essas resenhas! Por favor, fiquem atentos!

    Espero que tenham gostado,

    Ana.

2 comentários :

  1. Surpreendente essa resenha! :D
    Muito obrigada mais uma vez! Amei o "Dia de Pagno" aqui no blog, fico muito honrada em ter sido a primeira autora a ter um dia exclusivo. rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, você estreou o "Dia do Autor" aqui.

      E fico feliz que tenha gostado! Muito mesmo. Esse é certamente um dos meus livros favoritos seus ^^

      Excluir